Interação com o público infanto-juvenil marca “Tirando a Ópera do Baú”. Espetáculo será apresentado em cidades paranaenses, a partir do dia 20 de fevereiro. Projeto tem incentivo do Profice
Era uma casa muito misteriosa!!! Lá morava uma senhora bem velhinha! Diziam que ela era bruxa. Belo dia, Thiago, João, Cidinha e cia. decidiram entrar no casarão em busca de aventuras. As crianças passaram por experiências extraordinárias e sobrenaturais.
O que aconteceu com a turminha? A resposta está no espetáculo “Tirando a Ópera do Baú”, que será encenado em cidades paranaenses, a partir de 20 de fevereiro. Gratuitamente!!!
Todas as apresentações de “Tirando a ópera do Baú” vão acontecer às 14h30. Os ingressos poderão ser retirados no dia do espetáculo, das 9 às 14 horas, nos locais das encenações.
Com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, o Profice, o projeto cênico-musical é destinado, especialmente, ao público infanto-juvenil. Apoio Cultural: Companhia Paranaense de Energia, a Copel. A circulação do projeto começa no dia 20 de fevereiro, com encenação no Anfiteatro Cândido Garcia/ Unipar, em Cianorte.
Todas as apresentações de “Tirando a ópera do Baú” vão acontecer às 14h30. Os ingressos poderão ser retirados no dia do espetáculo, das 9 às 14 horas, nos locais das encenações.
Com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, o Profice, o projeto cênico-musical é destinado, especialmente, ao público infanto-juvenil. Apoio Cultural: Companhia Paranaense de Energia, a Copel. A circulação do projeto começa no dia 20 de fevereiro, com encenação no Anfiteatro Cândido Garcia/ Unipar, em Cianorte.
A história, inicialmente, se passa no sótão de um casarão cercado de lendas. Lá dentro, a turminha aventureira descobre histórias incríveis. Contadas e cantadas através de árias (peças musicais) de óperas consagradas e populares.
Por exemplo: “Turandot“, de Giacomo Puccini (1858-1924); “O Barbeiro de Sevilha“, de Gioachino Antonio Rossini (1792 -1868); “Carmen“, de Georges Bizet (1838 -1875); para citar algumas.
Escolas e instituições educacionais podem fazer reservas antecipadas de ingressos através do seguinte e-mail: alcionejaneiro@yahoo.com.br
Ópera para todas as idades
Tirando a Ópera do Baú” tem direção artística e musical de uma das mais expressivas personalidades do universo lírico. Trata-se da paranaense Denise Sartori, cuja arte é celebrada também no exterior.
Assim escreveu a aclamada mezzo-soprano dramático, no programa do espetáculo: ‘’vamos despertar em nossas crianças o gosto pela música de qualidade! Mas ópera não é gritaria? Não!! Nunca!! Ópera é um conjunto de arte e ofícios!!”
A qualidade artística de “Tirando a Ópera do Baú” alia-se a um nobre princípio: a formação de plateias. ‘’É um projeto concebido para crianças de todas as idades”, sintetiza Denise Sartori.
Complementa a diretora artística e musical:”O espetáculo estimula a imaginação do público, principalmente o infantil. Repassamos conhecimentos sobre a ópera de modo lúdico, leve e também didático. Oportunizamos música de qualidade, o que não acontece no Brasil, atualmente”.
O elenco de “Tirando a Ópera do Baú“ agrega cantores do universo lírico do Paraná. Referências das Artes Cênicas formam a equipe técnica (músico, cenário, iluminação, figurino, maquiagem, entre outros). Na coordenação geral, Salete Cercal, respeitada produtora cultural.
Denise Sartori/ Breve trajetória
Admirável a trajetória da cantora lírica paranaense, Denise Sartori. Além de vencer vários concursos de canto e protagonizar montagens importantes, Denise foi a única brasileira a participar do Gala Concert, em 1992, no Philadelphia Opera Theatre, evento promovido pelo tenor Luciano Pavarotti (1935-2070).
Graduada na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, a cantora lírica, nascida em Curitiba, é precursora no estudo sobre anatomia e fisiologia do sistema vocal para cantores, amadores e profissionais e professores de canto. Participou do corpo docente de importantes festivais de Música. Sim, ela é uma referência como Educadora de Canto.
A convite do dramaturgo Manoel Carlos, Denise Sartori atuou na novela “Laços de Família’’, em 2000. Interpretou a personagem Ofélia, uma professora de canto lírico. Obteve visibilidade nacional. Mais importante: levou a ópera aos quatro pontos cardeais do Brasil.
Cidades e datas de apresentações
20/02 - Cianorte - Anfiteatro UNIPAR.
21/02 - Campo Mourão - Teatro Municipal de Campo Mourão.
22/02 - Paranavaí - Anfiteatro Unipar.
27/02 - Toledo - Teatro Municipal de Toledo.
28/02 - Francisco Beltrão - Teatro Municipal Eunice Sartori.
29/02 - Pato Branco - Anfiteatro UTFPR.
05/03 - Arapongas - Cine Teatro Mauá.
06/03 - Apucarana - Anfiteatro UNESPAR.
07/03 - Rolândia - Centro Cultural Nanuk.
**Todas as apresentações de “Tirando a ópera do Baú” vão acontecer às 14h30.
SERVIÇO
Espetáculo: Tirando a Ópera do Baú.
Horário: todas as apresentações de “Tirando a ópera do Baú” acontecem às 14h30.
Entrada franca: Os ingressos poderão ser retirados no dia do espetáculo, das 9 às 14 horas, nos locais das apresentações.
** Escolas e instituições educacionais podem fazer reservas antecipadas de ingressos através do seguinte e-mail: alcionejaneiro@yahoo.com.br
FICHA TÉCNICA
Direção Artística e Musical: Denise Sartori
Coordenação Geral: Salete Cercal
Cantores: Tieko Hiratomi, Keidma Juliana, Camila Santiago, Thiago Monteiro, João Miguel Aiub e Aldo Gabriel.
Piano: Raquel Vaz
Cenário e Figurino: Celso Júnior
** O espetáculo Tirando a Ópera do Baú tem aval do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE/Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura).Apoio cultural: Companhia Paranaense de Energia (COPEL).
Antônio Mariano Júnior
Assessoria de Imprensa “Tirando a Ópera do Baú”
Contatos: (43) 99987.0698/Whats
antoniomarianojr@gmail.com
tirandoaoperadobau.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário