segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Cianorte, Campo Mourão e Paranavaí terão ópera Infantil como opção no carnaval




Cidades do noroeste paranaense recebem, a partir desta quinta (20.02), o espetáculo Tirando a Ópera do Baú Entrada franca. Ainda há ingressos disponíveis


Excelente opção para quem não pretende entrar no embalo do Carnaval é assistir ao espetáculo “Tirando a Ópera do Baú”. Destinado ao público infantil, principalmente. Entrada franca

As apresentações pelo Paraná começam nesta quinta-feira (20.02), às 14h30, no Anfiteatro Cândido Garcia/ Unipar, em Cianorte.


Na sequência, o espetáculo segue para Campo Mourão (sexta, 21.02), no Teatro Municipal; e no sábado (dia 22.02) será encenado em Paranavaí, no anfiteatro da Unipar.  Todas as encenações acontecem às 14h30.

Aviso importante: ainda há ingressos disponíveis. É bom garantir o seu. Os bilhetes poderão ser retirados no dia do espetáculo, das 9 às 14 horas, nos locais das encenações.  

A disponibilidade de convites vai depender da capacidade dos locais em que “Tirando a Ópera do Baú” será encenado.  Não haverá sessões extras.

Escolas e instituições educacionais podem fazer reservas antecipadas de ingressos através do seguinte e-mail: alcionejaneiro@yahoo.com.br



Para estimular a imaginação infantil


“Tirando a Ópera do Baú” tem direção artística e musical de uma das mais expressivas personalidades do universo lírico: Denise Sartori, cujo talento é reconhecido, inclusive, exterior.

Denise, assim, define, o projeto cênico-musical: 

-  “O espetáculo estimula a imaginação do público, principalmente o infantil. Repassamos conhecimentos sobre a ópera de modo lúdico, leve e também didático. Nossa intenção é formar plateias com música de qualidade, o que não acontece no Brasil, atualmente”.

Com aprovação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, o Profice, “Tirando a Ópera do Baú” é destinado, especialmente, ao público infanto-juvenil.  

Apoio Cultural: Companhia Paranaense de Energia, a Copel. O Profice é vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura


Uma turminha destemida


A interação com o público infanto-juvenil é a principal característica de “Tirando a Ópera do Baú”.  A história, inicialmente, se passa no sótão de uma casa muito misteriosa!!!

Naquele casarão morava uma senhora bem velhinha! Diziam que ela era bruxa. Belo dia, Thiago, João, Cidinha e cia. decidiram entrar no casarão em busca de aventuras. As crianças passaram por experiências extraordinárias e sobrenaturais.

Lá dentro, a turminha aventureira descobre histórias incríveis. Contadas e cantadas através de árias (peças musicais) de óperas consagradas e populares.

Por exemplo: “Turandot“, de Giacomo Puccini (1858-1924); “O Barbeiro de Sevilha“, de Gioachino Antonio Rossini (1792 -1868); “Carmen“, de Georges Bizet (1838 -1875); para citar algumas árias.

O elenco de “Tirando a Ópera do Baú“agrega expressivos cantores do universo lírico do Paraná, além de uma equipe técnica composta por profissionais das artes cênicas (músico, cenário, iluminação, figurino, maquiagem, entre outros). 

Coordenação geral: Salete Cercal, respeitada produtora cultural paranaense


Denise Sartori/ Breve trajetória

Admirável a trajetória da cantora lírica paranaense, Denise Sartori. Além de vencer vários concursos de canto e protagonizar montagens importantes, Denise foi a única brasileira a participar do Gala Concert, em 1992, no Philadelphia Opera Theatre, evento promovido pelo tenor Luciano Pavarotti (1935-2070).


Graduada na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, a cantora lírica, nascida em Curitiba, é precursora no estudo sobre anatomia e fisiologia do sistema vocal para cantores, amadores e profissionais e professores de canto.  

Integrou corpo docente de importantes festivais de Música. Sim, ela é uma referência como Educadora de Canto.

A convite do dramaturgo Manoel Carlos, Denise Sartori atuou na novela “Laços de Família’’, em 2000. 

Interpretou a personagem Ofélia, uma professora de canto lírico. Obteve visibilidade nacional. Mais importante: levou a ópera aos quatro pontos cardeais do Brasil.

Cidades e datas de apresentações

20/02 - Cianorte - Anfiteatro UNIPAR.
21/02 - Campo Mourão - Teatro Municipal de Campo Mourão.
22/02 - Paranavaí - Anfiteatro Unipar.

27/02 - Toledo - Teatro Municipal de Toledo.
28/02 - Francisco Beltrão - Teatro Municipal Eunice Sartori.
29/02 - Pato Branco - Anfiteatro UTFPR.

05/03 - Arapongas - Cine Teatro Mauá.
06/03 - Apucarana - Anfiteatro Unespar.
07/03 - Rolândia - Centro Cultural Nanuk.

*Todas as apresentações de “Tirando a ópera do Baú” acontecem às 14h30.

SERVIÇO

Espetáculo: Tirando a Ópera do Baú.

Horário: todas as apresentações de “Tirando a ópera do Baú” acontecem às 14h30.

Entrada franca: Os ingressos poderão ser retirados no dia do espetáculo, das 9 às 14 horas, nos locais das apresentações.

** Escolas e instituições educacionais podem fazer reservas antecipadas de ingressos através do seguinte e-mail: alcionejaneiro@yahoo.com.br


FICHA TÉCNICA

Direção Artística e Musical: Denise Sartori

Coordenação Geral: Salete Cercal

Cantores: Tieko Hiratomi, Keidma Juliana, Camila Santiago, Thiago Monteiro, João Miguel Aiub e Aldo Gabriel.

Piano: Raquel Vaz

Cenário e Figurino: Celso Júnior

** O espetáculo Tirando a Ópera do Baú tem aval do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE/Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura).Apoio cultural: Companhia Paranaense de Energia (COPEL). 

Antônio Mariano Júnior
Assessoria de Imprensa “Tirando a Ópera do Baú”
Contatos: (43) 99987.0698/Whats
antoniomarianojr@gmail.com
tirandoaoperadobau.blogspot.com


Denise Sartori,aclamada cantora lírica paranaense, é a diretora artística e musical do espetáculo: encenação lúdica 





Nenhum comentário:

Postar um comentário